Serviços especializados em gerenciamento de projetos para empresas de TI do estado do Rio de Janeiro, com profissionais certificados PMP e metodologias reconhecidas internacionalmente.
O conceito de “Escritório de Projetos” é adotado por grandes empresas que desenvolvem inúmeros projetos. Nessas empresas, cada unidade é responsável pelo planejamento e controle de seus projetos. Cabe ao Escritório dar apoio aos setores nessa disciplina, com capacitação, implantação de metodologias, auditoria nos projetos executados, e outras.
Evidentemente, as nossas micro ou pequenas empresas de TI não têm estrutura e recursos para adotarem esta filosofia, embora saibam perfeitamente desta necessidade. Conhecedora desta realidade, a Riosoft criou uma estrutura de “Escritório” compartilhado.
O Centro de Gestão de Projetos Riosoft (CGPR) tem como objetivo básico a oferta de prestação de serviços especializados em gerenciamento de projetos para todas as empresas de TI do estado do Rio de Janeiro.
O CGPR é composto por profissionais altamente qualificados, todos certificados pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), o que fornece maior confiabilidade e segurança para as empresas clientes em relação aos serviços prestados.
Com o apoio do CGPR, qualquer empresa cliente poderá auferir os benefícios da aplicação dos conceitos e boas práticas recomendados pela disciplina de gerenciamento de projetos, com alta qualidade de serviço e custo compatível com as suas possibilidades.
O CGPR oferece serviços de apoio ao planejamento e controle dos projetos, contando com especialistas PMP e ferramentas adequadas para automação desses serviços.
Integrado ao programa da Riosoft: Modalidade de atendimento agendado, gratuito, para simples orientação.
Cursos agendados nas instalações da Riosoft, treinamentos específicos sob demanda e preparação para certificação PMP.
Diagnóstico e acompanhamento da execução dos processos de gestão dos projetos das empresas clientes.
Verificação e avaliação dos procedimentos utilizados, recomendando ações para correção de eventuais desvios.
Apoio nas atividades para definição, implantação e consolidação de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
Project Management Institute e o Guia de Conhecimentos
A disciplina de gerenciamento de projetos aborda conceitos, processos, ferramentas e técnicas relativas à gestão de projetos que, bem utilizados, permitem o adequado tratamento de qualquer tipo de projeto, aumentando assim, significativamente, as suas chances de sucesso.
O PMI (Project Management Institute) é uma entidade com mais de 260 mil membros em mais de 170 países, que tem como um dos objetivos básicos a documentação, divulgação e apoio à aplicação da disciplina de gerenciamento de projetos no mundo.
A principal publicação deste instituto é o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), atualmente na quinta edição (2013), que apresenta em detalhes os conceitos básicos e os 47 processos recomendados sobre o gerenciamento de projetos.
A disciplina apresenta os conceitos de forma genérica, aplicáveis a qualquer projeto independentemente da área de atuação (TI, construção civil, indústria farmacêutica, etc) ou porte. Caberá a cada organização, de acordo com suas necessidades, limitações e objetivos, adequar a aplicação desses conceitos e processos ao seu próprio portfólio de projetos.
Metodologia de gerenciamento de projetos (MGP) é o conjunto de normas, documentos, procedimentos, ferramentas e técnicas que devem ser aplicados para o gerenciamento dos projetos da empresa. Ela deve descrever os processos necessários para gerenciar os projetos, desde a sua criação até o seu encerramento.
“Além de melhorar o desempenho durante a execução do projeto, a MGP criará, igualmente, as condições para aumentar a confiança dos clientes e, assim, aperfeiçoar o relacionamento com eles.”
— Harold Kerzner
A MGP para uma determinada empresa deve ser criada com base nos conceitos da disciplina de gerenciamento de projetos e nas peculiaridades da empresa. Para cada empresa haverá uma MGP própria, singular e mutante. A MGP precisa se adaptar às mudanças ocorridas na empresa.
Quando as organizações desenvolvem metodologias e ferramentas de gestão de projetos que se completam e se complementam, surgem os benefícios. Em primeiro lugar, o trabalho passa a fluir com menor número de mudanças de objetivos. Em segundo lugar, os processos são planejados para criar o mínimo possível de distúrbios nas atividades operacionais da empresa.
De acordo com o PMBOK, projeto é qualquer empreendimento temporário (com início e fim definidos) que objetiva a realização de algo novo. Com base nesse conceito, conclui-se facilmente que empresas de TI vivem eminentemente da realização de projetos.
As empresas que ainda não tiveram a oportunidade de tratar os seus projetos com base nas modernas técnicas e ferramentas da disciplina de Gerenciamento de Projetos apresentam situação parecida, e indesejável, em relação à maioria dos seus projetos: percebe-se claramente uma situação, generalizada nessas empresas, de ausência ou deficiência nas etapas de planejamento e controle dos projetos.
Esta realidade levou a Riosoft a investir na criação do CGPR. É uma alternativa de solução para oferecer a prestação de serviços especializados em gestão de projetos para essas empresas, inclusive com a possibilidade de compartilhamento dos custos por grupos de empresas, viabilizando desta forma o atendimento às suas necessidades.